substantivo feminino Poesia musicada para crianças ou rima infantil usada em brincadeiras ou nos exercícios de memorização, como: uni du ni tê, salamê minguê.
Barulho de muitas pessoas falando coisas em sentido.
Desavença; discussão intensa.
Etimologia (origem da palavra parlenda). Forma Alt. de parlanda; parlar + anda.
Classe gramatical: substantivo feminino
Flexão do verbo parlendar na: 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo
Separação silábica: par-len-da
Plural: parlendas
Possui 8 letras
Possui as vogais: a e
Possui as consoantes: d l n p r
A palavra escrita ao contrário: adnelrap
Parlenda é sinônimo de: loa
...a « Viola Chinesa »: Ao longo da viola morosa / vai adormecendo a parlenda // ? Sem que o meu coração se prenda ..
Em Almanaque Republicano...De seguida, passou-se à sala da exposição das jóias, onde uma senhora fez uma parlenda sobre a cultura das pérolas..
Em Sine Dietempo para ilustrarem no vade-mécum do ofício a erudita parlenda a debitar, estou contra todas esses pareceres..
Em sacanasesentimentais.blogs.sapo.ptparlenda , sobrevém a distensão gostosa, o passo lento pelas ruas, mesmo que o frio,...
Em Sine Die...a haver um chefe, lugares tenentes e, para facilitar e não prolongar demasiado a parlenda , uma ampla base de servidores..
Em sacanasesentimentais.blogs.sapo.pt...Rubenita da Silva Conceição, organizou pastas, com livro de história, poesia, cantiga de roda, parlenda e música, para incrementar as atividades com as crianças..
Em Alzira Costa alzirajornalista.blogspot.com...reunir a obra do poeta belmontino, Paes escreveu um conhecido ensaio interpretativo chamado Pavão, Parlenda , Paraíso ? Uma Descrição da Poesia de Sosígenes Costa , em 1977..
Em Cidade...reunir a obra do poeta belmontino, Paes escreveu um conhecido ensaio interpretativo chamado Pavão, Parlenda , Paraíso ? Uma Descrição da Poesia de Sosígenes Costa , em 1977..
Em Cidadeconhecido ensaio interpretativo chamado Pavão, Parlenda , Paraíso ? Uma Descrição da Poesia de Sosígenes Costa , em 1977..
Em CidadeAo longo da viola morosa Vai adormecendo a parlenda Sem que amadornado eu atenda A lenga-lenga fastidiosa..
Em bocasfoleiras