substantivo masculino Poema de 14 versos com forma fixa. Em italiano, soneto significa pequena canção. No soneto italiano, os primeiros oito versos, dispostos em dois quartetos expõem um tema ou uma experiência. Os dois tercetos seguintes respondem ou comentam esse tema. O esquema de rimas dos quartetos é comumente abba abba (rimam entre si os versos um, quatro, cinco e oito; e os versos dois, três, seis e sete). Nos tercetos, é frequente o esquema cde cde. Quanto à métrica, são mais usados os versos decassílabos, ou os alexandrinos.
Classe gramatical: substantivo masculino
Flexão do verbo sonetar na: 1ª pessoa do singular do presente do indicativo
Separação silábica: so-ne-to
Plural: sonetos
Possui 6 letras
Possui as vogais: e o
Possui as consoantes: n s t
A palavra escrita ao contrário: otenos
É cru eviscerar-me por sonetos..
Em daniel abrunheiroO sorteio dos oitavos-de-final da Champions League podia ter sido bem pior para as nossas cores. Esteve, aliás, em vias de o ser, não fosse um erro grotesco da UEFA ter obrigado a uma humilhante repetição do evento. Em vez do Real Madrid (que, convenhamos, deixaria poucas esperanças de apuramento), saiu o Ajax, emblema?
Em O INDEFECTÍVELNo soneto gongorino que penduraba da dama que quitándose un anel, pinchábase cun alfinete vexo agora...
Em TrasalbaEscrevi aqui que tinha ficado satisfeito com o Real Madrid. Os motivos que me satisfazem no Ajax são completamente diferentes, mas certamente mais fortes. Já vi o Ajax na Luz, e não é prático ir a Amesterdão de carro. Só que, enquanto o Real Madrid é...o Real Madrid, está por confirmar que este Ajax, que segue no seu campeonato?
Em Vedeta da BolaUM POEMA POR SEMANA ? Para este domingo escolhi Soneto Presente de José Carlos Ary dos Santos (1936-1984), o homossexual politicamente incorrecto que embaraçava...
Em Da LiteraturaOnze versos casuais de um soneto inexistente..
Em #poesiaLeia-se a quadra desse "admirável soneto que é o seu voo quebrado e que
Em GeopedradosDe repente do riso fez-se o pranto Silencioso e branco como a bruma E das bocas unidas fez-se a espuma E das mãos espalmadas fez-se o espanto. De repente da calma fez-se o vento Que dos olhos desfez a última chama E da paixão fez-se o pressentimento E do momento imóvel fez-se o drama. De repente, não mais que de repente?
Em A RODA821 D eu-me hoje para o soneto versilivre, ó minha Dinamene incorrupta..
Em daniel abrunheiroSONETO
Em Viva a Poesia