substantivo feminino [Zoologia] Cada uma das pequenas lâminas de origem dérmica ou epidérmica, de natureza córnea ou óssea, que recobrem parte ou todo o corpo de certos vertebrados.
[Entomologia] Cada um dos pêlos de forma achatada que se encontram sobre o corpo de certos insetos, sendo abundantes nas asas das borboletas e mariposas, onde se apresentam com variado colorido.
[Anatomia] Cada uma das expansões laminares de alguns ossos do crânio do homem, como as escamas do frontal, do occipital e do temporal.
[Medicina] Pequena lâmina de epiderme que por si se destaca do corpo em certas moléstias de pele.
Lâmina ou camada externa, removível em forma de películas, lamínulas ou lascas, como, p ex, o revestimento preto, escamoso, de óxido, que se forma na superfície de ferro quando aquecido para laminação ou maleamento.
Ornamento em forma de escama.
[Botânica] Cada uma das folhas modificadas que na maioria dos espermatófitos servem para proteger um gomo antes do desabrochamento.
[Botânica] Bráctea fina, membranosa, paleácea ou lenhosa, como nos cones de coníferas.
[Apicultura] Cada um dos pedacinhos de cera que as abelhas produzem em suas glândulas ceríferas e que solidificam em contato com o ar. Essas escamas, quando não são mastigadas e aproveitadas pelas abelhas para a construção de favos, caem para o fundo da colméia, onde vão proporcionar ótimo ambiente para desenvolvimento da traça-da-cera. 10 Cada uma das lâminas em forma de escama que cobriam as armaduras.
Etimologia (origem da palavra escama). Do latim squama.
Classe gramatical: substantivo feminino
Flexão do verbo escamar na: 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo
Separação silábica: es-ca-ma
Plural: escamas
Possui 6 letras
Possui as vogais: a e
Possui as consoantes: c m s
A palavra escrita ao contrário: amacse
Escama é sinônimo de: crosta