verbo transitivo directo Tornar a mirar; mirar com insistência; observar muito atentamente: Mirava e remirava as próprias mãos.
verbo pronominal Mirar-se repetidas vezes; rever-se com muita atenção: Enfeitava-se e remirava-se ao (ou: no) espelho.
verbo pronominal Rever-se: Os pais remiram-se nos filhos.
Etimologia (origem da palavra remirar). Re + mirar.
Classe gramatical: verbo pronominal e verbo transitivo direto
Tipo do verbo remirar: regular
Separação silábica: re-mi-rar
Possui 7 letras
Possui as vogais: a e i
Possui as consoantes: m r
O verbo escrito ao contrário: rarimer
Tipo do Verbo: regular
Infinitivo: remirar
Gerúndio: remirando
Particípio Passado: remirado
...a casa, deitei-me segundo o costume ao comprido - perinde ac cadaver - a remirar -me no bom acabamento da obra feita (refere-se C..
Em Almanaque RepublicanoTodos os anos neste dia gosto de retirar do baú e remirar este autocolante que usei ? do alto dos meus 14 anos ? na primeira...
Em Eternas Saudades do FuturoDepois de olhar, mirar e remirar a foto desta semana, sinto uma sensação de desolação e tristeza apenas compensada pelo...
Em PALAVRA PUXA PALAVRA...o homem, mal encarado, parecia um agente dos serviços secretos a olhar e a remirar , esteve naquilo um
Em Aliásou faltava na viatura, tinha ficado lá dentro, a olhar e a remirar , em bicos de pés, porque o puto ainda era baixote, o tal quadro..
Em AliásApreciável nestas ocasiões é o comportamento dos visitantes ocasionais, compenetrados a mirar e remirar sem comentar, deambulando de galeria em galeria, parece que levados por uma devoção mística..
Em Aliás...ultimo natal, de termos o prazer vermos a alegria nos olhos das crianças a remirar as luzes e efeitos de nossa casa..
Em PAZVai sair mas retrocede a mirar-se e a remirar -se ao espelho..
Em transportesentimental.blogs.sapo.ptesquerda betinha e toininha passa a vida a mirar e a remirar a esquerda, de todos os planos..
Em DRAGOSCÓPIOguinada para os sucateiros, depósitos preciosos das bermas, onde apetecia mexer, mirar e remirar , continuar a sonhar..
Em jamachado.blogs.sapo.pt