nome próprio Helena: Significa "a reluzente", "a resplandecente".
Helena é um nome feminino que teve origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa "tocha". O termo hélê quer dizer "raio de Sol", fazendo com que o significado de Helena seja "a reluzente" ou "a resplandecente".
Estamos diante de um bonito nome predominantemente feminino que reflete esperança em virtude do seu étimo.
Este nome foi difundido a partir de Helena, que ficou conhecida pela sua beleza. Filha de Zeus e Leda - esposa do rei de Esparta Menelau -, segundo a mitologia grega, foi raptada por Páris, rei de Tróia, e o seu resgate, sob a ordem de Menelau, deu origem à famosa Guerra de Tróia.
Outra portadora deste nome que influenciou na sua popularidade foi Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino, falecida em 338. Esta personagem histórica foi homenageada pelos ingleses com 135 igrejas dedicadas exclusivamente a ela.
Foi um nome adotado inicialmente pelos primeiros cristãos para homenagear a santa, se tornando muito popular no País de Gales, mas só chegou à Inglaterra após a conquista normanda, sob a forma Elena.
Foi também muito comum neste país como Ellen durante a Idade Média e a variante Helen só passou a ser utilizada após o Renascimento.
No Brasil, Helena é um nome feminino e bastante popular, assim como a sua variante Helene ou Elena. As meninas assim registradas podem ser afetivamente chamadas de Lena ou Leninha.
Gregos